Animismo
Os Animistas acreditam que existem espíritos que vivem por toda parte, dão vida e protegem todas as coisas. Assim, segundo a mentalidade animista há espíritos nas rochas, nas árvores, nas sementes, na água, e nas pessoas estejam estas últimas vivas ou mortas. Eles acreditam que esses espíritos podem atrair tanto coisas ruins, como boas, assim os espíritos combatem as doenças e as secas, mas também castigam com enfermidades e tragédias.
Para que os espíritos desistam de causar danos, ou para obter algum benefício que se queira alcançar por meio dos espíritos, é preciso oferecer sacrifícios aos mesmos. Assim, por exemplo o sacrifício de uma galinha pode agradar os espíritos e se obter uma boa colheita, ou amarrar um laço de cabelo (simpatia) para que um coqueiro produza bons cocos, etc. O uso de amuletos (chamados fetiches), entre os animistas, é muito comum pois os animistas creem que os amuletos possuem poderes mágicos para protegê-los do mal.
O Animismo, não é propriamente uma religião e sim um conjunto de crenças baseadas no culto dos espíritos e está presente em todo o mundo, especialmente naqueles países onde ainda não foi implantada uma religião institucional como o cristianismo. Podemos encontrar tradições animistas entre as tribos primitivas ou povos que ainda se mantém isoladas da civilização e conservam suas próprias tradições, por exemplo, entre as tribos aborígenes de países africanos e da Oceania, na Ásia, entre os indígenas das três Américas, etc.
Fonte:http://ensinoreligioso1.blogspot.com.br/2012/01/o-animismo.html
Fonte:http://ensinoreligioso1.blogspot.com.br/2012/01/o-animismo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário